Ong Alma Animal

Rede Globo e a toxoplasmose nada a ver, plim plim!!!

Por Fátima Borges

Não é de hoje que a Rede Globo com suas novelinhas passa aos telespectadores informações completamente equivocadas, deixando-os cada vez mais alienados! Lembremos do caso da novela AMÉRICA, quando enalteciam os rodeios e até apelidaram um pobre touro de Bandido, como se já não tivéssemos muitos em todo o país.

Em América, a Globo induziu o povo a acreditar que rodeio era um esporte muito interessante, só que, propositalmente, não mostrou o que acontece com os animais abusados em rodeios, óbvio, caso contrário, a censura proibiria a novela para menores de 18 anos. Uma pena, pois para que a emissora fosse considerada completamente idônea, teria que mostrar o sédem esfolando a virilha dos animais, o sangue escorrendo das perfurações feitas com objetos cortantes para obrigar o animal apavorado a participar de sua própria má sorte, o choque e os pescoços dos bezerrinhos retorcidos por marmanjos a fim de se afirmarem como machos! Ah… Globo, assim não valeu, tinha que ter mostrado tudo, tudinho mesmo!!!

Agora vamos nos ater a atual novelinha globesca, Insensato Coração, nela uma gestante afirma que não pode nem chegar perto do gato pra não pegar toxoplasmose, quanta estupidez!!! O autor deveria ter informado à sua personagem principal que toxoplasmose é uma zoonose que se pega da seguinte forma:

Em primeiro lugar é necessário que não se tenha nenhum hábito de higiene, que tenha o mau hábito de comer carne crua ou mal cozida, que se beba leite cru, que não se lave corretamente as frutas e os legumes antes de comê-los, não gostar de lavar as mãos após o contato com carne crua e ter sempre em sua companhia moscas e baratas que podem servir de hospedeiros. Se os cuidados acima não forem seguidos, aí sim, o parasita infectará o homem e os animais.
Ah… e o mais importante, é necessário que a pessoa goste de comer cocô de gatos e que estes estejam contaminados, caso contrário, vai comer cocô a vida inteira e não vai pegar a toxoplasmose. É óbvio que a toxoplasmose é uma zoonose que deve ser levada muito a sério, por isso mesmo, a Globo em vez de transmitir ignorância ao povo, deveria informar com seriedade, e não depois da cáca feita responder aos questionamentos dos telespectadores da seguinte forma:

“[…] Lembramos que nossas novelas são obras de ficção – como tal, sem compromisso com a realidade e inseridas na categoria entretenimento […]”
Ora, Poupem-me! A D. Plim-plim não se responsabiliza por nada. E se tratando do povo, ela quer é mais que você continue acreditando nos descalabros de suas novelinhas alienantes.

Falando claramente: é necessário, repito, que a pessoa coma cocô de gato contaminado para poder ingerir os oocistos das fezes contaminadas e, assim, pegar a toxoplasmose. Chega de pavões misteriosos, chega de tanta ignorância, procurem informações corretas e a repassem para o cidadão, telespectador da Globo, tão necessitado de educação e saúde.

Basta de manipulação!

Fontes:
Dr.º Jairo Jorge G. da Costa – Médico Veterinário (depoimentos)
http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp? (Dr.º Humberto Augusto Clementi – Médico Veterinário)
http://raquelvet.blogspot.com/2011/04/toxoplasmose-globo-e-seu-servico-de.htm

Fátima Borges é Colunista, Artista Plástica, Poetisa e Professora de Português e Teatro Infantil.

Anúncios

13 Responses to Ong Alma Animal

  1. ALINE disse:

    ELES ESQUECERÃO DE DIZER QUE AS “OBRAS DE FICÇÃO”
    TEM UMA ENORME INFLUÊNCIA SOBE OS TELESPECTADORES… E ESSAS DESINFORMAÇOES PODEM ACARRETAR EM MUITOS ABANDONOS E MAUS TRATOS.
    “FALTA DE VERGONHA AGENTE VÊ POR AQUI”

  2. Marcia Correa disse:

    Ninguem fala do esgoto tratado que bebemos em Campinas!
    Nem das contaminações do ex aterro Pireli e das contaminações da Shell que continuam a matar .
    Ninguem fala da chuva acida que vem de Paulinia.
    Pouco se fala( em especial a Globo) que nosso país é o maior consumidor de agrotoxicos.

    E sempre culpa dos gatos, das capivaras, dos mosquitos, das abelhas , das bromelias, etc….

  3. ROSANA OCAMPOS disse:

    Sou presidente da ong GAAR – grupo de apoio ao animal de rua. Venho através de toda minha equipe me solidarizar com todos os protetores e pessoas que respeitam os animais! infelizmente a ignorancia e a necessidade de ibope das tvs estão cada vez mais atrapalhando o nivel de informaçao e cultura de nosso povo! Haja visto agora o programa do Gugu em mostrar com tamanha cara de pau o abandono de um animalzinho pela familia que mudou-se para outro país. A rede globo, com sua amplitude nesse país poderia senao ajudar na melhoria da consciencia humana, pelo menos nao atrapalhar nosso tão dificil trabalho no processo de informaçao!! Lamentável o nivel tão baixo de nossa cultura desumana que cultua um ego inflado e arrogante deixando de lado qualquer valor de outros seres que tem vida e portante merecem nosso respeito e cuidado! rosana ocampos – psicóloga clinica e presidente do gaar campinas

  4. Eliete disse:

    Parabéns Fátima, sempre escrevendo aquilo que nós, protetores dos animais, gostaríamos que todo mundo ouvisse e lesse.
    A Toxoplasmose tem que ser mais divulgada para tirar os gatos como vições dessa doença, afinal, ninguém sai por aí comendo fezes de gato!

  5. Cleide disse:

    Excelente matéria, parabéns ao jornal e aos profissionais pelos esclarecimentos. Quase não vejo a Globo. “Penso que deveria haver outra cena com um gato, na qual a personagem cite que agora está bem informada e seu receio do bichinho estava totalmente equivocado. E mais: as gestantes e pessoas em geral devem sempre procurar saber corretamente das informações e não acreditar em tudo q se fala por aí.” E não é q fora da telinha é assim tbém, incluive c outros assuntos q nem envolvem nossos amigos animais? AMO GATOS!

  6. Cleide disse:

    Excelente matéria, parabéns ao jornal e aos profissionais pelos esclarecimentos. “Penso que deveria haver outra cena com um gato, na qual a personagem cite que agora está bem informada e seu receio do bichinho estava totalmente equivocado. E mais: as gestantes e pessoas em geral devem sempre procurar saber corretamente das informações e não acreditar em tudo q se fala por aí.” E não é q fora da telinha é assim tbém, incluive c outros assuntos q nem envolvem nossos amigos animais? AMO GATOS!

  7. Ana Paula disse:

    Que artigo maravilhoso!
    Bastante esclarecedor!
    Infelizmente, os animais ainda sofrem muito em virtude da falta de informação.
    Parabéns pelo artigo!
    Amei! Nota dez!
    Felicidades!!!!!! Você merece!
    Bjs,
    Ana Paula

  8. Mariana Alves disse:

    Prezados Senhores,

    Parabenizo o jornal pela excelente e necessária matéria acerca da toxoplasmose, pois transmite informações esclarecedoras e reais para a sociedade sobre o assunto.
    Fátima, parabéns pelas suas tão acertadas palavras.

    Mariana Couto Alves
    Rio de Janeiro

  9. Laís disse:

    Eu tenho uma amiga que tem 3 filhos e 6 gatinhos, o filhinho mais novo, Antonio, foi criado com gatinhos em volta e ela nunca teve nada.
    Que absurdo, tudo é culpa dos animais

  10. João Manoel Aguilera Junior disse:

    Realmente, é muito mais fácil pegar toxoplasmose no restaurante da esquina, com uma verdura mal lavada…

  11. Conceição disse:

    PLIM PLIM PLIM

    Achei a matéria excelente. A globo e as suas besteiras,mentiras, falta de informação e sempre confundindo a cabeça de um povo,que por falta de investimento em cultura e educação, ficam sem opção e acabam assistindo as novelinhas ridiculas da globo.
    Eu BOICOTO a globo desde o seu lançamento da novela América.
    Valeu Fátima

    Beijos
    Conceição
    Guarulhos-SP

  12. Juliana disse:

    Ebaaaaaaaaaa, finalmente, alguém tem coragem de colocar a Globo em seu devido lugar, tá certo, pra pegar toxoplasmose tem que comer cocô de gato contaminado.
    Quem come os bichos, nos churrasquinhos e não tem higiene é que tem mais probabilidade de pegar a toxoplasmose.
    Parabéns, parabéns!!!!

  13. Eliane disse:

    ADOREI A MATÉRIA.eU MESMA TENHO DUA GATAS E UM BEBÊ DE 2 ANOS.SE FOSSE NA CONVERSA DOS IGNORANTES E PESSOAS QUE NÃO AMAM OS ANIMAIS,TERIA ME LIVRADO DELAS.SÃO MEUS AMORES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: