Medicina exemplar

Dr. Antonio Carlos Massad: um exemplo de amor ao próximo e à medicina

Por Rodolfo Terranova

Quem poderia imaginar que por detrás daquela mesa em um luxuoso consultório de um dos mais competentes, solicitados e famosos obstetras e ginecologistas do Rio de Janeiro, atuando na cidade de Petrópolis, estivesse uma alma boa, uma natureza generosa, uma vida dedicada a fazer o bem e a cuidar dos menos favorecidos em hospitais públicos, com a mesma dedicação e o mesmo carinho que dispensa aos clientes mais bem aquinhoados pela vida, em seu consultório particular?

Assim é a figura de Médico, um médico de vocação, de alma, espírito e mente, com seu jeito cativante, sua voz calma, sua maneira simples de tratar a todos e o seu poder interior de transmitir segurança aos pacientes que lhe procuram. Não foi por acaso que eu saí do Rio de Janeiro para ir até Petrópolis quando o meu filho Estava para nascer, há 21 anos atrás!. Não medi esforços para que ele nascesse naquela bela cidade serrana, mesmo sabendo das dificuldades de locomoção e os altos custos em tempo, perdas de horas no trabalho, aliados naturalmente às despesas, não tive a mínima hesitação.

Na época tinha condições financeiras apropriadas para fazer face às despesas, inclusive paguei à vista ao Hospital, porque o INNS, na hora criou um problema. Tudo isso para mim foi de somenos importância porque o que eu queria, era antes de mais nada, que o Vinícius nascesse com a melhor assistência que sabia que ele teria, como teve, vindo ao mundo pelas mãos do crack que é o Dr. Antonio Carlos Massad, contando também depois com a assistência da Pediatra fantástica, generosa e competente que é a Dra. Célia Maria Uchoa.

Assisti a todo o parto,e ele comentou na época que eu estava super tranqüilo, e eu realmente estava, não sabendo ele porém, que parte da minha tranqüilidade vinha dele, da consciência que eu tinha das suas duas qualidades: o ser humano excepcional que cuidava das pessoas antes de mais nada como seres humanos, isto equivale a dizer, com todo o carinho e respeito não importando a classe social etc etc, ao mesmo tempo que aliava uma competência profissional radical no seu campo da Obstétrica e Ginecologia. O mundo está precisando desse tipo de Médicos, médicos de vocação, médicos que fazem da medicina um verdadeiro sacerdócio, médicos que são verdadeiros auxiliares de Deus, médicos que curam as doenças do corpo e transmitem uma energia tão forte e boa e positiva que a alma se sente renovada.

Estas poucas linhas servem como expressão de profunda gratidão e ao mesmo tempo, um testemunho que tem outro objetivo: lembrar a todos da profissão privilegiada que é ser um Médico. Que profissão bonita, essa de trazer a vida, de curar feridas, de animar com uma simples conversa ou mesmo com sua presença cheia de ânimo e força, pacientes que entram nos consultórios completamente apagados, desesperançados e saem de lá com uma certeza e uma esperança luminosas de que as coisas vão melhorar. Isso não tem preço! Essa energia boa e valiosa os médicos ainda têm, ainda preservam, mesmo num mundo materialista como o nosso, onde o que está valendo cada vez mais é estar na f rente dos holofotes, é aparecer de qualquer jeito, é ser servido, é levar vantagem em tudo.

Neste mundo em que vivemos em que as coisas tomaram um rumo de interesse próprio, de lucros, de vantagens pessoais, é dever destacar atuações como esta para que elas possam se multiplicar e irradiar o bem à humanidade. Os exemplos arrastam.

O valor desses médicos de vocação que fazem da medicina um verdadeiro sacerdócio- também das enfermeiras (os) – que igualmente fazem um trabalho de cura, um trabalho de salvamento, de restauração, de modo anônimo e que merece ser muito mais valorizado, são testemunhos vivos de que há esperança para a humanidade.

Dr. Antonio Carlos Massad, médico obstetra e ginecologista de Petrópolis é um desses profissionais que honram a medicina, e que são exemplos de dedicação, competência e amor ao próximo, a quem prestamos esta singela homenagem que se estende a todos os Profissionais da Medicina que realmente a exercem com competência, todo o espírito de fraternidade e amor ao próximo que dignificam essa tão importante Profissão. Dr. Massad, Valeu!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: