A Perigosa Ilusão das Mulheres

Rodolfo Terranova (Poeta e Autor Teatral)

Décadas atrás, quando a revolução feminista estava em sua fase mais forte e atuante no sentido de conquistar alguns dos direitos que hoje já estão consagrados, era eu um torcedor fanático por tal revolução.

Na minha maneira romântica e idealista de ver as coisas, pensava que o mundo seria totalmente diferente quando as mulheres tivessem mais poder nas mãos, ou assumissem totalmente as rédeas das próprias vidas e dos seus destinos.

O mundo seria um local mais suave, romântico… Um mundo em que o amor, a paixão, a força da sedução pela sedução dominasse. Um mundo em que as coisas seriam totalmente diferentes para melhor, bem diferente do frio e violento mundo (financeirizado e materialista) dos homens, que sempre dominaram o planeta e o encheram de violência e guerras, motivados pela ganância do dinheiro e da conquista do poder pelo poder…!!!

E continuei a sonhar o meu sonho de torcer para que as mulheres conquistassem mais poder e se tornassem mais independentes…o meu belo sonho, a minha doce utopia alimentava a minha alma que nunca se conformou com o jeito que o mundo era, e do modus operandi como os homens o conduziam…Tinha que existir uma alternativa para que houvesse  um sentido melhor…não era possível ser somente aquela mediocridade e aquele vazio..Tudo resumia-se a apenas ganhar dinheiro, entesourar, acumular patrimônio, consumir, guerrear e depois morrer, deixando uma vida inteira de trabalho árduo para os outros estragarem…?

Jamais concebi que uma pessoa pudesse viver apenas para ganhar e acumular dinheiro e poder e mais nada – a ponto do nosso Monteiro Lobato ter escrito “ que a História da Humanidade se resumia no relato das guerras e das invenções”. Que coisa inútil e sem sentido!

É fato que algumas décadas atrás o mundo não era tão materialista e financeirizado como se tornou. Na época da Bossa Nova, e antes dela as Rádios enchiam o ar com as canções Italianas belíssimas, depois com Beatles: HAVIA UM LIRISMO NO AR…FALAVA-SE E CANTAVA-SE COISAS BONITAS E COLORIDAS E AMENAS…

Os homens enlouqueciam pelas mulheres e as mulheres sofriam por amor…O  AMOR TINHA MAIS PESO…ERA LEVADO MAIS À SÉRIO!

As pessoas viviam em busca de uma vida com significação real, bonita, superior. Para a mentalidade atual as pessoas eram “ingênuas…Tinham, ou procuravam ter uma dimensão interiormais bonita, maior.  Procuravam ser pessoas integrais  e não simples consumidoras compulsivas… (Procurando preencher um vazio que nunca é preenchido…) Havia um ideal que de modo algum era apenas  acumular ouro e consumir coisas…

Quer dizer, mesmo dentro da selvageria do mundo dos homens, havia espaço grande para se perder tempo “com as bobagens do amor, do sorriso e da flor” (Uma das canções de Tom Jobim)..

Muito bem> As mulheres conquistaram muito poder no mundo inteiro, estão a cada dia conquistando mais ainda. Nesse longo processo eu acordei para a dura realidade: onde está aquele lirismo, aquela atitude voltada para o amor, aquela mentalidade diferente da dos homens, no sentido de criar uma nova atmosfera no mundo, em que o que prevaleça é o sentimento, em que a preocupação com o outro, com o mundo, em que a generosidade feminina seria o dominante…??? Escafedeu-se….!!! Nos Estados Unidos a Secretária de Estado esteve à frente da guerra contra o Iraque; Na Inglaterra a Primeira-Ministra Margareth Thatcher; em Israel Golda Meir…etc…etc

É duro constatar a ruína de um belo sonho! É duro constatar que o dinheiro e o poder estragam as pessoas sejam elas homens ou mulheres. É duro constatar que milhões de mulheres assumiram a mesma mentalidade  e as atitudes materialistas, financeirizadas e violenta dos homens.

É duro constatar vermos mulheres praticando atos cruéis com crianças, É forte ver as mulheres se tornando iguais aos homens, nas suas carrancas de poder, na sua arrogância de donas do dinheiro e dos cargos importantes. É duro ver que quando se trata de dinheiro e poder é cada um por si…e Deus por ninguém…!!!

É comum hoje em dia presenciar e ouvir mulheres de todas as idades falando altos palavrões cabeludos nas ruas, carrancudas, nervosas, tensas, mal humoradas…

Garotas passando e olhando pra todos,  arrotando com as colegas coisas chocantes!

Aí eu me pergunto: onde fica o lirismo, a perspectiva de se vislumbrar um mundo melhor? Onde estão aquelas mulheres livres e independentes, porém doces, com sensibilidade pelas coisas do sentimento (e não do dinheiro), líricas, mulheres que acreditem e invistam no amor, na paixão etc etc etc,  a darem exemplo de que o mundo seria melhor com todas essas conquistas materiais e do poder por que tanto lutaram?

Onde fica a Poesia que tinha a mulher como Musa Inspiradora?

Resposta: em lugar nenhum!

Em seu lugar todos(Homens e mulheres) estão correndo atrás de dinheiro e poder!!!

(A mulher perdeu aquele privilegiado lugar…)

Tudo e todos viraram competidores!

Homens e mulheres hoje são exatamente iguais na sua mentalidade materialista, finaceirizada e consumista. O objetivo de todos hoje é um só: chegar primeiro do que o outro e conquistar o ouro!

Todos visam apenasmente uma coisa só: ascensão social, domínio econômico, PODER!

Nesse aspecto eu posso dizer “que o sonho acabou” e que o mundo está se tornando cada dia pior…

O que sobra para as mulheres que tenham consciência da situação?

O difícil caminho de libertar-se de toda essa terrível engrenagem esmagadora dos seres humanos ( O neo-liberalismo econômico que trata as pessoas como simples consumidores e reduz o ser humano à robots alienados e idiotizados), e começar todo um processo de reestruturação,  desconstrução e libertação desse modelo inútil e destrutivo, fazendo todo um trabalho no sentido de tornar-se uma pessoa, não ideal, mas humana, isto é, com capacidade de amar – no feio e medíocre mundo de hoje, coisa dificílima…

OBS: Votei na Dilma, por achá-la um mulher Competente, batalhadora, preparada, uma mulher com alma e sensibilidade, DONA E SENHORA DOS SEUS SENTIMENTOS, e também para evitar que o neo-liberalismo voltasse ao poder!

Continuo esperando pelo mundo melhor, mais bonito, mais pacífico, que as mulheres prometeram que fariam, tão logo chegassem ao poder, porque o “mundo dos homens” já é bastante e tristemente conhecido: A história dos horrores das guerras e das invenções, no dizer de Monteiro Lobato, o nosso grande Escritor!

E-mail: vital_uchoa@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: