E o maior defensor do juro baixo, morre.

Aos 79 anos de idade, o mineiro de Muriaé, José de Alencar Gomes da Silva falece depois de 13 décadas de luta contra seu próprio corpo. Sem um rim, parte do intestino, com cirurgias cardíacas, o ex-vice-Presidente do Brasil não só lutou contra um câncer que teimava em não lhe deixar, como também lutou incessantemente contra a forte alta dos juros.

A visão empresarial dentro de um governo do PT causou estranheza. Seu jeito franco de dizer as coisas, mesmo contra o próprio governo que participava, mostrava que esse homem, sem curso médio, contudo muito sábio, sabia usar da força do cargo para firmar sua posição. Dizia ele: “Vice não manda, solicita”. Mas a cada solicitação, lá se ia à taxa de juros em queda. Pouco a pouco o leão político que se tornou, engolia o leão da inflação. “Os juros têm sido um dos entraves maiores ao crescimento”, sentenciava o sábio Alencar. Ele tem e tinha razão.

Como um Garrincha da vida, driblou a morte inúmeras vezes. E brincava com isso. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte”. Ao longo do mandato vice-Presidencial, teve várias chances de conhecer a sua algoz, mas ele sempre a despistou. A morte cansou de tentar levá-lo. Talvez soubesse ela, que ele só se renderia quando a luta, o mandato terminasse. E assim foi, depois de 88 dias da conclusão do governo Lula. Acho que ele pediu uma carência de três meses, mas a morte não quis esperar o prazo.

Fica o legado de um homem corajoso e audacioso. Firme no seu propósito, braço direito de Lula, contribuiu muito para a reeleição da Presidente Dilma.

Vai o homem, ficam seus atos.

Cabe a história não deixar que mais um vice seja esquecido.

Decanse em Paz, Alencar.

Anúncios

One Response to E o maior defensor do juro baixo, morre.

  1. Sergio Pinheiro disse:

    Belo Artigo, mostrando o caráter e genialidade de um Grande homem.

    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: