Obama: simpatia e reconhecimento

Nunca antes na história desse país, um Presidente americano tenha sido mais cortês, educado, simpático e que mostre um pouco de conhecimento de nossa cultura. Claro que assessoria ajudou. Mas nada muda o ar tranqüilo de Barack Obama e o reconhecimento americano do Brasil no mundo.

Se antes a chancela americana para o Brasil entrar no Conselho de Segurança da ONU era impossível, tornou-se mais que provável após o primeiro encontro com a Presidenta Dilma. E não ficamos somente nisso.

“Muitos dizem que o Brasil é o país do futuro, então o futuro chegou”. Foram as palavras do primeiro Presidente negro americano, realizando o sonho de Martir Luter King. E foi além. Reconheceu que o Brasil cresceu graças aos últimos governantes brasileiros: FHC e LULA. Não poderia ser diferente, e o primeiro, junto com outros tantos ex-presidentes (e não menos importantes para a democracia tão elogiada por Obama)  estariam no coquetel em Brasília.

Dilma não deixou de bater forte. Cobrou um comércio mundial mais justo, lembrando das barreiras comerciais a produtos brasileiros em áreas em que o país é competitivo, como na produção de biocombustíveis e suco de laranja. Mostrou que o Brasil não está para brincadeira, não quer ficar em segundo plano, é queria o reconhecimento disso pelos EUA. E teve, de certa forma. Obama até mostrou que a caminhada precisa ser conjunta. Lembrou que Brasil e Estados Unidos são as duas maiores economias das Américas e, também as duas maiores democracias da região. “Há muitas oportunidades comerciais que quero levar adiante”. E ainda citou que quer ser “grande cliente” do petróleo brasileiro.

Contudo, Obama também veio a trabalho. E não escolheu o Brasil como primeira parada latino-americana a toa. Muito se fez de acordos para o melhor intercâmbio dentro do Nível Superior. Mas, o principal de tudo foram os atos assinados em conjunto por Dilma e Obama. Apenas para registro, vou citá-los brevemente: Protocolo de Intenções sobre a ampliação de atividades de Cooperação Técnica; Parceria para o Desenvolvimento de Biocombustíveis de Aviação, Memorando de Entendimento assinado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da República Federativa do Brasil e a National Science Foundation dos Estados Unidos da América sobre as Dimensões da Biodiversidade; Memorando de Entendimento para o estabelecimento do Programa Diálogos Estratégicos Brasil-EUA assinado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e Brasil (Comissão Fulbright); Memorando de Entendimento para a Implementação de Atividades de Cooperação Técnica em Terceiros Países no Âmbito do Trabalho Decente; Memorando de Entendimento sobre Cooperação para Apoiar a Organização de Grandes Eventos Esportivos Mundiais (não se restringindo apenas a Copa e Olimpíadas como muitos acham); Acordo-Quadro sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior; Acordo sobre Transportes Aéreos e Acordo de Comércio e Cooperação Econômica. Quem quiser ler todos os acordos na íntegra, vejam em http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/

Com tantas preocupações de academia, o Brasil poderá partilhar de experiências de nível técnico e de conhecimento. Crescimento a caminho. Além de financeiro e social, agora poderemos crescer ainda mais como desbravadores do conhecimento. Temos muita matéria prima para isso. E das boas, claro. Seria o caminho para o primeiro mundo? Quem disse que para ser de primeiro, temos que ser potência bélica?

Que o português arranhado, sempre seguido de um sorriso simpático de Obama, tornem-se uma assiduidade em terras tupiniquins.

Como parceiros agora, devemos sempre estar sentados na mesma mesa.

Yes we can! (Sim, nós podemos!).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: