TransOlímpica fará desapropriações em Sulacap

Jardim Elisa e casas da Carlos Pontes serão atingidas. (Reprodução vídeo)

Por Alexandre Madruga

De acordo com o novo filme divulgado pela Prefeitura do Rio, a Transolímpica, via que ligará Av. Brasil a Barra da Tijuca fará desapropriações em Sulacap, o que não acontecia no projeto inicial.

O terreno do Parque Shopping Sulacap, que foi comprado por R$ 100 milhões deve ter sido o maior motivo da mudança do trajeto, que atingirá o bairro de Sulacap a Vila Carolina e a comunidade do Jardim Elisa.

Como a Prefeitura adotou a postura em reduzir o orçamento da obra em mais de R$ 1 milhão, a desapropriação do terreno do futuro shoppin deve ter se tornado enviável. Também, junto ao terreno, teria que ser cosntruído um túnel, posteriormente um elevado, que beiraria o morroa trás do Cemitério Parque Jardim Sulacap, o que também mexeria com o Meio Ambiente, já que o Parque da Pedra Branca é uma APA – Área de Preservação Ambiental, o que deve ter inviabilizado o projeto.

Via passará entre Motel Caravellas e a entrada do CEFAP-PM

De acordo com informações de moradores, a Prefeitura realizou uma Audiência Pública, onde foi apresentado o vídeo abaixo, mostrando claramente que o bairro de Jardim Sulacap será muito atingido.

A Associação de Moradores da Sulacap – AMISUL, ou qualquer morador do bairro participou ou foi convidado para a Audiência realizada em fevereiro.

Uma reunião está sendo agendada pela AMISUL, para a última sexta-feira do mês, dia 29 de abril às 19h30 no Galpão Cultural, com intuito de conversar com os moradores sobre as mudanças da TransOlímpica. Uma autoridade da Prefeitura está sendo convidada, mas até o momento não houve confirmação de presença.

Aos que quiserem participar da reunião, devem confirmar presença pelo telefone 3357-2473.

Vejam o vídeo.

About these ads

106 respostas para TransOlímpica fará desapropriações em Sulacap

  1. Richards Lens disse:

    Muito boa essa matéria!!!
    Achei outro canal para podermos protestar referente a essas atitudes vergonhosas que o governo toma e o povo “nada pode fazer” (por falta de conhecimento) contra essa máquina que se chama GOVERNO!

    http://www.facebook.com/pages/Ped%C3%A1gio-Linha-Amarela-e-Transolimpica-DIGA-N%C3%83O/152592301524803

    É uma pena o povo brasileiro ficar tão acomodado com todas essas coisas acontecendo…

  2. TOLEDO disse:

    Boa tarde! Não sou morador do bairro, mas tenho clientes para quem presto serviço no referido bairro e pude participar de algumas decisões feitas pelo governo em relação ao trajeto da transolimpica. A minha conclusão foi que, ficou muito mais cômodo e barato para o governo desapropriar imóveis mudando o trajeto da referida via do que indenizar o proprietário do terreno ao lado do carrefour, sem contar no numero de empregos que o empreendimento gerará e impostos que o governo arrecadará com as lojas do imovel que será erguido no terreno que citei. Uma vez que para o governo o desenvolvimento é importante , mas o mais importante mesmo é aumentar a arrecadação, mesmo que para isso seja necessário deslocar pessoas que com muito custo e sacrificio construiram sua história. É uma pena que algumas pessoas, como pude acompanhar nas discussões anteriores, estão preocupados com indenizações e outros assuntos de menor relevancia. Não cito isto dizendo que indenizar não seja justo, mas voces deveriam se unir para manter o projeto inicial e evitar estas discussões que não levam a nada. O governo quer exatamente isso que voces discutam entre si e ele(o governo) fique a vontade para agir do jeito que bem quiser. Obrigado

  3. Rafael disse:

    Queria ver eles desapropriarem imóveis no Leblon, onde o iptu é um verdadeiro assalto, construíram metrô em Ipanema, e a obra não foi pequena, e que eu saiba nada foi desapropriado.
    Morar em subúrbio é FODA !! Eles cagam e andam pra população.

    • Rafael disse:

      O problema não é exatamente as desapropriações, mas sim a bagunça que é este país.
      1º_ O governo cobra iptu de quem comprou seus imóveis.
      2º _O governo permite construções irregulares e até invasões.
      3º _O governo não oferece nada de concreto pra quem perde seus imóveis, querem pagar mixarias.
      4º _Os transportes públicos são péssimos ao extremo, pior é impossível. Como remover alguém que está alojado num bairro, pra outro mais distante, obrigando o povo a sofrer com esses transportes de merda ?
      5º _Apesar de viver numa sequência de prejuízos causados pelo governo, o povo continua acreditando e votando neles.
      E por último: Pimenta no “fiofó” dos outros é refresco, quem não será desapropriado está amando, e quem será está infartando, se houvesse uma inversão total, de quem vai ser despejado não será mais, e quem não seria passará a ser, a situação seria a mesma, os que não vão mais perder as casas ficariam a favor e os que irão perder ficariam contra.
      Cada um só quer saber de si.

      • Cristina Vieira disse:

        A transoeste já é uma realidade. Não melhorou nada para os que moram em Campo Grande e Bangu. O transporte que era de merda continua uma merda só que agora mais demorado. Vai acontecer a mesma coisa quando as outras Trans forem inaugurada: tirarão os ônibus e todos serão obrigados a útlizar os “BRTrens”. Infelizmente a população brasileira não sabe pensar pelo todo. Só pensam no próprio umbigo. Muitos estão insatisfeitos, mas só reclamam quando o ônibus demora. É só chegar um no ponto e todo mundo esquece e ficam rindo felizes dizendo “graças a Deus”. Deus não tem nada haver com isso. Quando o povo souber reinvindicar de verdade e pensar em conjunto e não em benefício próprio isso melhora. “Cada povo tem o governo que merece”.

  4. Diana Azevedo disse:

    Pessoal, infelizmente quando o decreto expropriatório sair, não tem jeito, teremos que sair de nossas casas, seja em Sulacap, Colônia ou Curicica. Não importa o bairro, pois sempre acharemos o nosso melhor que o do outro. O que importa é que realmente precisamos de melhorias no nosso trânsito, não só para ir ao shopping ou praias, mas para as pessoas que moram em nossa adorada região de natureza e precisam se deslocar diariamente para seus trabalhos distantes. Moro em um condominio na Outeiro Santo, colado ao muro da Colônia e cogitei que passassem por dentro da Colônia por um local onde não há casas. Resposta: Estas gigantescas árvores, levam cem anos para crescer e uma casa se levanta em seis meses. Se pensarmos em nossos filhos e netos , veremos que eles estão certos. Fui informada que o valor da indenização está condizente com o valor de mercado da nossa região, então vamos aguardar e brigar sim, mas para que as novas rodovias, não sejam a vergonha das que temos hoje, cheias de buracos e feita cm este asfalto descartável, que requer revisões constantes.

  5. andre rasta disse:

    progresso !!

  6. lucia mendes disse:

    ´Só peço justiça ! quanto as indenizaçôes: E que ai com toda e qualquer dgnidade venha o progresso . Desde que seja para o bem de toda a população……. Não só para os grandes mais também para os pequeninos socialmente falandooooooo E que o Senhor Jesus o Cristo esteja neste negócio e nos abençoeeeeeee

  7. lucia mendes disse:

    Só acho que tenque : dar a Cesar o que é de Cesar ! ( o valor correspondente de cada imovel : ou seja da area construida como também do terreno )

  8. ZORAIDE disse:

    O PIOR DE TUDO É PAGARMOS OS NOSSOS IMPOSTOS E QUE SÃO CARÍSSIMOS. O PIOR DE TUDO É TER QUE PAGAR MAIS UM PEDÁGIO DE UMA VIA QUE ESTÁ DENTRO DA CIDADE. ISSO É UM ABSURDO. SE A POPULAÇÃO PERCEBER, TEMOS QUE PAGAR PEDÁGIO PASRA IR PRA BARRA.

  9. Fernando disse:

    ja morei em sulacap na vila da aeronáutica, e posso dizer que é um bairro que não tem nada, o passatempo é ir ao carrefour, pegar o 917 pra ir ao norte shopping ou o 754 pra ir a barra, na época também ia para a pça saiqui que hj não tem mais nada, ou seja, não tem comércio, não tem nada, é apenas um caminho com algumas casas e um cemitério, essas vias expressas serão de extrema importância para o desenvolvimento do bairro, ela não pode deixar de ser construída por interesses de particulares, depois da sulacap fui para o valqueire e hj estou na freguesia, onde há dois acessos para a linha amarela e digo, é muito útil, por ela chego mais rapidamente ao centro, norte shopping ou barra, por exemplo, a taquara é um bairro super engarrafado, com esses corredores deve melhorar bastante, e para isso eles devem passar em algum lugar, quem está com a documentação da casa em dia vai para um imovel semelhante ao que mora atualmente, mas para quem não está, vai arcar com as consequencias, afinal não dá para viver para sempre numa situação irregular…

    • joao disse:

      cara ainda bem q vc nao mora mais em sulacap!
      aqui é para pessoas que dao valor a natureza e que gostam de um lugar tranquilo para se morar e viver!!!!
      sua vidinha se resume a SHOPPING.
      bom tumulto para vc,seu consumista de merda. e que vc permaneça bem longe de sulacap!!!

    • Adriana Vieira disse:

      Não mora mais lá, está opinando pra quê? Adriana

    • Sulacap é tão ruim assim Fernando?Pq as casas são tão valorizadas? Minhas filhas brincam na rua sem o menor problema.Tenho vizinhos maravilhosos.Agora dizer que pegar 754 pra Barra e 917 pra Norte Shopping,só se for pra vc .Pois o perfil do morador daqui é daquele que tem carro pra ir onde bem entender e voltar pra casa respirando o ar puro desse bairro maravilhoso!

    • Auberico Moreira disse:

      Me engana que eu gosto: você não passa de um inquilino ambulante. Cada ano num bairro diferente. Pagar aluguel realmente leva qualquer um a delirar. Junte uma graninha, compre uma casa, mas por favor, longe da Sulacap.

    • Independente disso, se esta com imóvel em dia ou não,desapropriação sempre gera indenização.

  10. Alessandro disse:

    Pessoal,

    Resumindo, não adianta nada brigar na justiça, reclamar, nada nessa vida é nosso, vc pode gastar 1 milhão em uma casa se tiver que passar um via expressa, vai ter que sair e pronto. O que esta acontecendo e que muitos moradores compraram os terrenos da Sulamerica ou por ocupação e até hj não passaram para os seus nomes e na prefeiura ainda consta como terrenos verdadeiras mansões, sem pagar IPTU, esses é que estão desesperados pós vai receber muito pouco de indenização SE RECEBEREM.

  11. Arthur disse:

    Pedro seu ridículo,é porque não é o seu pai que alugou um terreno e fez uma contrução enorme e assim q a contrução ficou pronta tera q desocupar o local né???¬¬’
    Quase 25 mil reais jogados fora seu babak,a prefeitura vai indenizar ele???não,vai indenizar o dono do terreno!

    • PEDRO disse:

      A PREFEITURA NÃO É CULPADA DE PESSOAS DESPREPARADAS PARA NEGOCIOS, QUEM MANDA VCS ACHAREM QUE TUDO PODE!! É A CULTURA DESTE PAÍS, EM Q TODOS QUEREM LEVAR VANTAGEM, VCS SE ARRISCARAM E PERDERAM, O JEITO É CAIREM FORA. ALIAS, MUITOS ESTÃO MORANDO POR INVASÃO SEQUER PAGARAM PELOS TERRENOS. QUANTO AS OFENSAS Q ME FIZERAM, INFELIZMENTE, VCS SE MOSTRAM DESPREPARADOS PARA TUDO NA VIDA. FUQEM VCS COM SEU PREJUIZO, POIS EU QUEROO SHOPPING E A TRANSOLIMPICA PARA PODER IR MAIS RÁPIDO A PRAIA. APESAR DE TER CIDO OFENDIDO , EU VOU DAR UMA DEIA, ANTES DE ABRIREM UM NEGÓCIO, PROCUREM O SEBRAE, BANQUEM PELO MENOS INTELIGENTES, COISA Q NÃO SÃO.

      • Adriana Vieira disse:

        Pedro, vou te dá uma idéia: vai aprender português primeiro, depois quem sabe, você vai entender com mais clareza, o que as pessoas estão dizendo? Adoro Shopping, mas é triste saber que existem pessoas como você, que acham que diversão só se encontra no shopping. Vá ler um livro, sem graça! Adriana.

      • E VOCÊ UMA PROFESSORA DE PORTUGUÊS!!!!!

      • Rosane disse:

        Morrendo de rir!!!! Adriana mandando o cara aprender português e escreve “vou te DÁ” rsrsrs!!! É “vou te DAR “!!! A suja falando do mau lavado!!!!

  12. Dedé disse:

    Primeiramente, deixem a tinta secar e então poderão comentar o que foi feito. Por enquanto, são apenas meras especulações. Ninguém sabe absolutamente NADA.

  13. PEDRO disse:

    SOU MORADOR DO SULACAP, E REAFIRMO QUE ESTÃO FALANDO POR TODOS, APENAS DIGO QUE ACREDITO QUE UMA MAIORIA ESTA QUERENDO AS OBRAS QUE ESTÃO POR VIR, OU SEJA, O PROGRESSO. SULACAP É UM BAIRRO QUE DÁ DOR DE VER, SEMCOMERCIO E SEM ESTRUTURA. TUDO NO BAIRRO TEM QUE SE PEGAR UM CARRO E IR PARA TAQUARA, MADUREIRA OU BARRA. AS OBRAS QUE VIRÃO NOS TRARAM SERVIÇOS QUE ANTES TINHAMOS QUE IR LONGE. O GOVERNO NÃO ESTA TIRANDO NADA DE NINGUEM , ESTA INDENIZANDO OS MORADORES QUE TENHAM SEUS IMÓVEIS NO TRAJETO DA VIA. E SE TEMOS QUE PENSAR NO BEM DE UMA COLETIVIDADE, O VIA NÃO PODE PASSAR PELA ÁREA DO PARQUE DA PEDRA BRANCA DESMATANDO A FLORESTA, OU SEJA,MELHORSOLUÇÃO E REALMENTE O NOVO TRAÇADO E OS HOMENS QUE NÃO SERÃO PREJUDICADOS PQ RECEBERAM INDENIZAÇÃO DEVERÃO PROCURAR UM NOVO IMÓVEL. O QUE VEJO AQUI TB SÃO VARIOS POL[ITICOS SE APROVEITANDO E DIRECIONANDO DE FORMA ERRADA OS MORADORES CUJO IMÓVEIS ESTÃO NO TRAÇADO, ACHO QUE DEVERIAM O MAIS CEDO POSSÍVEL PEGAR AS INDENIZAÇÕES E COMPRAREM NOVOS IMÓVEIS NO PRÓPRIO BAIRRO, ANTES QUE ESTE VALORIZEM MAIS DO QUE JÁ ESTÃO SE VALORIZANDO.

    • Mauro. disse:

      Pedro, diz isso porque a Trans Olimpica não vai passar em cima da sua casa, so fala besteira, nos poupe de seus comentarios.

      • PEDRO disse:

        APENAS ESTOU EXPRESSANDO MINHA OPINIÃO, E ACHO SIM QUE AS OBRAS TRARÃO MELHORIAS FUNDAMENTAIS PARA O BAIRRO E REGIÃO, MILHARES DE PESSOAS SERÃO BENEFICIADAS, ABSURDO E DEIXAR DE FAZER AS OBRAS PQ MEIA DUZIA NÃO AS QUEREM.

    • Leitor disse:

      CARÍSSIMO PEDRO,

      ESCREVO EM CAIXA ALTA PARA TENTAR FICAR A SEU NÍVEL.

      COMO É QUE PEGAREMOS NOSSAS INDENIZAÇÕES E COMPRAREMOS OUTRO IMÓVEL NO BAIRRO SE AINDA NÃO FOI DECRETADO NADA? VOCÊ SABIA QUE TEM QUE SER PUBLICADO EM DIÁRIO OFICIAL UM TAL DE DECRETO EXPROPRIATÓRIO ONDE SÃO CITADOS OS IMÓVEIS A SEREM DESOCUPADOS? E COMO É QUE VAMOS VENDER NOSSOS IMÓVEIS QUE ESTÃO EM UMA ÁREA QUE ESTÁ PRESTES A SER DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA? VOCÊ SE HABILITA A COMPRAR MEU IMÓVEL? TEREI PRAZER EM NEGOCIAR…..MAS NO MEU PREÇO!!!

      PARA DE VIAJAR.

    • joao disse:

      cara se vc acha sulacap tao ruim, se muda daqui vc!!!
      cai fora!
      sulacap é para pessoas que gostam de viver em um lugar tranquilo e em harmonia com a natureza. se vc nao gosta de acordar cedo e sentir o frescor das manhas de sulacap e respirar um ar (ainda) bom, cata seus panos de bunda e vá embora daqui!!!

  14. Alexandre Madruga disse:

    Amigos. Mais informações sobre a Transolímpica podem ser vistas no site da AMISUL. http://www.amisul.com.br
    A respeito do governo federal, recebemos uma carta do Gabinete Pessoal da Presidência da República que vale a pena ser lida.
    Vejam no site da AMISUL, todos os desdobramentos sobre o assunto Transolímpica.
    Abraços.
    Alexandre Madruga – Jornalista
    Diretor de Comunicação da AMISUL

  15. AQUILINO TITO disse:

    na lei vale o projeto original ñ tem essa de economiza o dinheiro vem do governo federal,sera que o governo federal esta sabendo disso.se ñ sabe cabe a nos o informa-lo,da injustiça que tamos sofrendo. obrigado…..

    • PEDRO disse:

      AQUILINO, SEJA INTELIGENTE, VC ACHA MESMO Q IRIA ACONTECER UMAOBRA E, UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL?, Q A VIA PASSARIA PELO PARQUE DA PEDRA BRANCA? PELO CIMITÉRIO? MEU QUERIDO. A REALIDADE ESTA AI, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO Q, O Q ESTÁ ACONTECENDO É Q ALGUNS QUEREM APARECER, FAZENDO PARALIUZAÇÕES E REUNIÕES , Q VCS VIRÃO Q SÃO ENVÃO… SEJAM INTELIGÊNTES… MELHOR VCS PROCURAREM QUEM REALAMENTE QUEREM AJUDAR VCS, COM DOCUMENTOS E UMA FORMA DE MELHORES INDENIZAÇÕES. A OBRA TEM Q ACONTECER PARA SAIR A OLIMPIADA, MILHARES DE PESSOAS QUEREM A OBRA EO SHOPPING, VCS SCHAM MESMO Q IRÁ HAVER MOBILIZAÇÃO PARA ALGUMA MUDANÇA? DÁ UMA PASSADA POR MADUREIRA E VEJA A REALIDADE, SEI Q É DURA, MAIS É A REALIDADEE… E TB NÃO ESTOU AQUI PARA OFENDER NINGUEM, APENASCOLOCANDO OS PÉS DE VCS NO CHÃO. SABE O Q ACONTACONTECE NO ÚLTIMO MOMENTO PARA AQUELES QUE NÃO QUEREM ACORDODE INDENIZAÇÃO? O JUIZ DESAPROPRIA, A POLICIA TE RETIRA DO IMÓVEL, LEVAM SEUS PERTENCES PARA UM DEPÓSITO PÚBLICO E O DINHEIRO FICA NUMA CONTA ABERAT PARA VC PELA JUSTIÇA,PARA QUANDO VC RESOLVER IR RETIRAR. SEMPRE FOI ASSIM, EM TODOAS AS OBRAS FOI ASSIM. NÃO É MELHOR TENTAR UM ACORDO MELHOR PARA VC?

  16. Diogo disse:

    Amigos meus, vamos lutar contra tudo e contra todos sobre o nosso bem estar. Independente de indenizaçao ou bem estar.
    Aqueles que nao moram em Sulacap nao sabe de sua historia e de como nos esforçamos para ter o que temos hoje e por um simples capricho destruírem o que temos!
    Pensem….. nao será um bem estar pagar pedagio para entrarmos no nosso proprio bairro ou destruir historias para um simples luxo de ir ao cinema ou comprar roupas em um shopping!
    Estou com voces em tudo e favorecendo os moradores de Sulacap sempre Por que sao 20 anos de historia que tenho aqui e para uma estrada destruir!
    existem idosos pessoas que cresceram aqui quando isso era um brejo e nao vamos deixar isso para traz por simples luxo do governo para favorecer ou impressionar os demais , e para no final de tudo acontecer o que acontece com outras obras que eles dizem ser benéficas e nunca sao!

  17. PEDRO disse:

    PREFEITO EDUARDO PAES, O SENHO É O NOVO PEREIRA PASSOS, ESCREVA SEU NOME NA HISTÓRIA, GRATO PELA VALORIZAÇÃO DA ZONA OESTE E POR OLHAR PELO RIO DE JANEIRO COMO UM TODO.

    • joao disse:

      cara vc ta ganhando qto p ficar do lado desse prefeito idiota???
      vc é tao babaca qto ele. isso ta claro!!!

    • PELAMORDEDEUS! TIRE OS DEDOS DO TECLADOS.VOCÊ SÓ ESCREVE BESTEIRA.SEI QUE É SUA OPINIÃO.MAS VOCÊ NÃO ACHA ESTRANHO TODO MUNDO ESTAR CONTRA SUAS IDÉIAS EGOÍSTAS?
      PRECISAMOS ,SIM, DE COMÉRCIO AQUI. DIGO ,PARA NECESSIDADES MAIS BÁSICAS E SÓ!A CONFIGURAÇÃO DESSE BAIRRO É ESSA ,PRA QUEM GOSTA DE TRANQUILIDADE.QUER PROGRESSO?SAI DAQUI!!!!!!!!

  18. PEDRO disse:

    gostaria de pedir ao Prefeito um estudo da possibilidade de fazer um Nucleo de acesso do Parque da Pedra Branca pelo Sulacap, proximo de onde será o pedágio da transolimpica, ficaria muito bom um acesso ao parque com trilhas e quiosques que levariam lazer auma região com poucos parques e lazer deste nivel.

  19. PEDRO disse:

    é bom ficar registrado que muitos moradores do Sulacap, inclusive eu, estamos a favor das obras da transolimpica e do shopping e dos benefícdios que trará para o bairro e para a cidade, vejo por outro ângulo, o Prefeito que indenizar e não esta retirarndo de ninguem seus lares. Depois das obras prontas o bairro do Sulacap estará afrente de vários outros da Zona Oeste, ou seja, irá se valorizar, temos no bairro carência de transporte e comercio e os dois empreendimentos(transolimpica e shopping) irá nos suprir destas carências, um pequeno grupo esta sendo “prejudicado” em que? se irão ser indenizados. Poderão até mesmo comprar novos imóveis q certamente serão lançados no Bairro, amigos do Sulacap acordem, teremos um shopping e em 20 min estaremos na Bairra e outros lugares em até menos tempo. Digo e repito, a mioria dos moradores estão com o progresso das obras.

    • Diogo disse:

      Entao deixa a transolimpica passar na sua casa e destruir um patrimonio seu de quase 20 anos por um simples capricho de ficar perto de um shopping!
      Se vc é da regiao… toma vergonha na sua cara e compre um carro ou pague passagens para ir no shopping comprar suas coisas!!!

      • PEDRO disse:

        AMIGOS VAMOS TER NÍVEL NOS COMENTÁRIOS, NÃO ESTOU AQUI PARA OFENDER NINGUÉM,MAIS JÁ QUE VCS QUEREM NADAR ATÉ O FINAL E MORRER NAPRAIA, FAÇAM ENTÃO…OBS: EU TENHO UM BOM CARRO.

      • Adriana Vieira disse:

        Só não tem cabeça! Adriana

    • kmlkl disse:

      olha só, já q vc tem um bom carro, agora frequente uma boa escola! (de repente, com sorte, ainda dará tempo)

      mas (sem “i”) = porém. ex.:adoro ir ao shopping, mas nao gosto de sair de sulacap para tal.

      mais (com “i”) = adiçao. sou puxa saco do prefeito e mais um imbecil.

      entendeu, seu idiota?!

    • Adriana Vieira disse:

      Pedro, você o que significa preço venal? Se não sabe, procure saber. Adriana

  20. Nicanor de Castro disse:

    É os politicos são sempre assim, eles poderiam facilitar a vida d muita gente, mais querem encher os bolsos com as obras e os $$$ que vao levar das empreiteiras, esta obra com as desapropriações são uma vergonha pois ao lado do Carrefour, em Sulacap tem um terreno enorme, mais fica mais barato tirar as casas dos infelizes que vao receber uma miséria pelas indenizações, isso é progresso as custas de outros.

  21. linda disse:

    GENTE ACORDA,PROGRESSO É PROGRESSO,DEIXEM DE SEREM MATERIALISTAS E AMBICIOSOS,MORO NA SALUSTIANO SILVA QUE IRA SER TOMADA E DOU GRAÇAS A DEUS…RUA PESSIMA,SO PQ VCS MORAM BEM Q FALAM ISSO.EU VOTO PELO PROGRESSOOOOOOOOOOOOOOOO.PARABENS PAES VC É 1000000000.

    • PEDRO disse:

      vários moradores são a favor das obras e estão falando por todos, vamos tb nos mobilizar pelo progresso, a favor do shopping etransolimpica.

    • Diogo disse:

      tomara que tenha um projeto e destrua a sua casa aeh eu quero ver voce chamar as pessoas de materialista!

      • PEDRO disse:

        TOMARA QUE VC CONSIGA UMA BOA INDENIZAÇÃO E COMPRE UM IMÓVEL MELHOR NO MESMO BAIRRO…PORÉM SE VC FICAR COMO UM CEGO ACHANDO QUE VAI IMPEDIR A OBRA, AMIGO, NÃO VAI COMPRAR É NADA EM LUGAR ALGUM,POIS DEPOIS DAS OBRAS OS VALORES DOS IMÓVEIS NO SULACAP DEVEM VALORIZAR EM 100%, ENTÃO CONTINUE DORMINDO NO PONTO PARA VC VER… VAI POR MIM , NEGOCIE LOGO SEU IMOVEL E CORRAPRA COMPRRAR OUTRO NO MESMO BAIRRO… OU VC Q MESMO FICAR ATÉ O ÚLTIMO MINUTO CHORANDO , ESPERNIANDO, ABRA SEUS OLHOS. a MÁQUINA DO PROGRESSO É ASSIM, IMPLACÁVEL, MELHOR VC TENTAR TIRAR PROVEITO E VENDER SEU IMÓVEL POR UM PREÇO LEGAL.

    • antonio disse:

      vc esta sendo muito egoista!!!
      ninguem tem culpa de vc morar mal!
      tudo bem q quem more mal queira aproveitar a desapropriaçao, mas pense em quem mora bem,ok?!

      pense nisso.

  22. jorge fernando disse:

    moro na vila carolina a 19 anos ,minha família a 32anos´´,é mais fácil destruir casas , do quer fazer em um terreno limpo e plano´´….

    • ADRIANA disse:

      Gente até agora só conseguimos 230 assinaturas no abaixo assinado virtual, estamos MUITO LONGE DAS 10.000 que precisamos conseguir. Vamos nos unir, mobilizem o maximo de pessoas!!!!!! Vamos a luta!!!!!!

      • linda disse:

        VCS QUEREM LUTAR CONTRA O GOVERNO??? NAO VAO CONSEGUIR NAO ELES TEM O PODER….

      • PEDRO disse:

        so conseguiram 230 pq a maioria querem a obra, poxa peguem suas idenizações e comprem novos imóveis tb no bairro, que no final das obras ficará maravilhoso.

      • socrates disse:

        vcs nao vao conseguir. progressso!!!!

    • linda disse:

      PROGRESSOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    • PEDRO disse:

      SEJA INTELIGENTE , PEGA LOGO SUA INDENIZAÇÃO E COMPRE LOGO UM IMÓVEL NO BAIRRO ANTES QUE SE VALORIZE DEMAIS, POXA VCS NÃO ENTENDERAM Q A OBRA VAI TER Q SER FEITA? TIRE PROVEIRTO DA SITUAÇÃO, ENQUANTO UM BANDO DE ALIENADO FICA DISCUTINDO, VC CORRE NA FRENTE DELES…

    • PEDRO disse:

      IMAGINA, DEIXAR UMA OBRA DESTE PORTE PARA TRÁS POR CAUSA DA VILA CAROLINA, CARAMBA, VCS NÃO QUEREM MELHORAR E NÃO QUEREM Q NINGUEM MELHORE…

      • AQUILINO TITO disse:

        vc ñ saba o que ta falando, ñ tem espirito sulacapense,deixa de fl besteira.shopping tem na barra,bangueguadalupe que sera o maior shoping da zona oeste.shoping na sulacap vai fica cheio de espaço fazio,como fica as praças de sulacap.

    • PEDRO disse:

      PENSAVA QUE VIRA CAROLINA FOSSE UM BAIRRO, DEPOIS QUE VI QUE É UMA VILINHA…ACORDEM, MELHOR TENTAR MELHORAR SUAS INDENIZAÇÕES E COMPRAREM ALGO MELHOR NO BAIRRO MESMO…OU VCS ACHAM QUE POR CAUSA DE UMA VILA, ELES VÃO DEIXAR DE CONTRUIR UM VIA EXPRESSA, QUE TEM UM ACORDO INTERNACIONAL, E QUE IRÁ BENEFICIAR MILHARES DE PESSOAS… SEJAM INTELIGENTES.

  23. antonio braga disse:

    eu acho um absurdo pois nesta rua existe um centro espirita luz amor e caridade que está localizado no numero 100 que vem ajudando pessoas carentes com cestas basicas e outros tipo de ajuda aos mais carentes a mais de 40 anos e agora vem o governo que teve nosso voto pois somos uma instituição com mais de 70 membros e o que eles nos dão em troca é nos expulsando e para onde vamos o que vamos fazer a nossa dirigente já é idosa e está sem dormir sem comer direito porque este fato tirou o seu sossego precisamos fazer alguma coisa.gratos pelo espaço.antonio braga membro

  24. Concordo com a opinião de cada um,mas temos que levar em consideração que não a vitória sem luta.Creio eu, que nosso proximo passo é irmos até a camara e ver (e ouvir) e gravar, tudo o que lá for discutido para um bem comum.Cidade e Cidadão.Acabei de reformar meu imóvel, tudo em porcelanato, ceramica gyotoco,granitos, tudo bem que é um humilde apto e dai? Vão pagar pelo valor venal ou vão valorizar o suor do nosso rosto? E quanto os idosos? Sera que patrimonio ambiemtal tem mais valor que vidas?

    • linda disse:

      ELES VAO AVALIAR O VALOR DO IMOVEL E VC MORA EM NITEROI,NITEROI É MARAVILHOSO,MELHOR Q SULACAPE 100000000000 VEZES.

  25. fernanda disse:

    Pessoal, é com grande tristeza e indignaçao q leio essa matéria. moro na sulacap há 35 anos, cresci na tobias monteiro, meus pais e avós então nem se fala. por isso digo, temos que reagir, se for necessário levaremos essa questão ao congresso nacional. o prefeito palhaço não pode fzr o q bem entende só pq lhe interessam verbas desviadas. não podemos deixar isso acontecer! somos a maioria precisamos nos juntar, e assim derrubaremos essa LOUCURA desse palhaço entitulado de PREFEITO.já bastam os milhões de reais q nos são furtados em tantos impostos e RADARES q esse besta desse prefeito disse, garantiu q retiraria e na verdade só está colocando mais onde não havia.era só o q faltava, termos q pagar pedágio para entrarmos em casa, com essa cobrança de pedágio, prevista no catonho. esse cara só pensa em ganhar dinheiro cada vez mais. não podemos deixar isso acontecer. temos nossa história nessas ruas do nosso bairro tão querido. não queremos viadutos nem aglomerados aqui. Sulacap ainda é um dos poucos bairros cariocas que são ótimos para se viver!!!
    a uniao ainda é nossa grande aliada, juntos temos o poder, juntos SOMOS o poder. sugiro q a amisul passe carros de som divulgando o dia da reuniao para debate sobre o assunto, não só aos moradores das ruas atingidas,mas também aos moradores do bairro inteiro. Sulacap é uma só, somos um só!!!
    um grande abraço a todos, e vamos a luta!!!

  26. Isaias disse:

    Moro na Rua Tobias Monteiro em Sulacap a cerca de três anos e adoro este bairro e batalhei até chegar a esta moradia, onde estão minhas economias, meus sonhos junto a minha família, gastei uma fortuna em reformas e hoje a casa está linda e o Sr Prefeito, em quem depositei a confiança de um bom trabalho, sem mais nem menos vai me desapropriar, o que é isso, onde estão os valores morais de um Político de verdade. Isso não pode acontecer, na minha opinião o projeto deve ser mudado de maneira a não prejudicar moradores da Estrada do Catonho, ruas Carlos Pontes, Tobias Monteiro, Vila Carolina e a comunidade do Jardim Elisa, isso é uma situação ruim, pessoas vão passar mal e podendo até morrer! Existe uma história de vida destes moradores os quais eu respeito, e onde vai parar o Estatuto do Idoso, se não pode haver crime ambiental então também não pode haver esse tipo de tratamento ignorante e arbitrário do Senhor Prefeito aos Idosos. Farei, em época de eleição, propaganda negativa da Prefeitura via internet pode ter certeza de que juntos vamos derrubar muita gente grande!!!!

  27. Stela disse:

    Dia 20/05/2011, às 10 hs, está prevista a realização de Audiência Pública sobre a TRANSOLÍMPICA, no Plenário da Câmara dos Vereadores do RJ, Palácio Pedro Ernesto, Praça Floriano, s/nº – Cinelândia. Formule suas questões e compareça à Audiência Pública! É seu direito como cidadão de ter esclarecimentos sobre todas as dúvidas quanto à construção e o futuro da via expressa sobre nossa cidade.
    Para confirmar a realização da audiência, ente em contato com a Câmara através do Tel.: (21) 3814-2121 ou atrávés do endereço eletrônico: ascom@camara.rj.gov.br

  28. Antonio Loureiro disse:

    E quanto o corredor ecológico existente? O REIA/RIMA não levou em consideração? Então tem que ser refeito.

  29. Antonio Loureiro disse:

    Quem vai indenizar a desvalorização imobiliária no entorno?
    A indenização é apenas para os imóveis que serão demolidos.

  30. Antonio Loureiro disse:

    AÇÃO CIVIL PÚBLICA – objetivo de intervir positivamente em projetos para não haver prejuízos para a população, para o patrimônio público e privado, para o meio ambiente, entre outros.
    Para encaminhar uma representação ao Ministério Público Federal, basta narrar o fato ocorrido e entregar no Protocolo Jurídico da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro (PR/RJ), situado na Av. Nilo Peçanha, nº 31 – sobreloja – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20020-100, tel. 3971-9553, das 11:00 às 18:00 horas. Sua representação pode também ser enviada pelo Correio ou pela nossa página na internet: http://www.prrj.mpf.gov.br.

  31. Rodrigo disse:

    Moro a 13 anos na Sulacap (todos esses anos em aptº) e agora com muito esforço e trabalho consegui compra uma casa justamente na Av Carlos Pontes, confesso que fiquei super triste com essa possibilidade, embora algumas pessoas que tenham me dito, que será vantajoso, pois a prefeitura irá me pagar um valor que eu nunca conseguiria caso a vendesse futuramente, sinceramente, não me enche os olhos. Quero muito viver durante anos na casa em que escolhi e no bairro que me adaptei e hoje me sinto super bem! Espero que isso tudo não passe de mais um boato, até mesmo porque não consegui localizar na prefeitura a alteração do projeto. Afinal de contas temos um terreno ao lado do Carrefour que hoje não serve para nada, a não ser por um “projeto de futuro shopping” e se a idéia é evitar desapropriaçôes, o porque dessas na Sulacap????

  32. Rosangela disse:

    isso e veridico

  33. Sergio Sena disse:

    Existem centenas de pessoas que residem a mais 50 anos,hoje idosos. Existe um terreno ao lado do Carrefour sem nenhuma construção, porque sr. prefeito não desapropiar esse terreno? será porque existe projeto de de construção de um Shopping ?
    Sr.Prefeito será que vale levar tanto sofrimento a esses idosos, recomeçar do zero sem saber onde recomeçar?

  34. Antonio Loureiro disse:

    Votei neste prefeito e agora estou preocupado em ter jogado meu voto no lixo. O poder público é um importante modelador do espaço urbano, mas para realizar um bom projeto deveria ser melhor assessorado, principalmente por geógrafos, cito por exemplo Maurício de Abreu e Marcelo Souza do IGEO/UFRJ.
    De tanto espaço precisando de intervenção no entorno do bairro Jd. Sulacap, esse projeto vai justamente passar por uma área de expansão recente e bem valorizada. Trabalhei a minha vida inteira para ter um imóvel que proporcione orgulho, prazer e conforto para minha família e amigos, em um local que juntos com vizinhos tentamos melhorar a cada dia as ruas e praças. Um imóvel que hoje é avaliado em 500.000,00, e mesmo com uma duvidosa indenização não conseguiria achar outro local para morar como ele é agora com a atual configuração. Porque não se trata só de valor, trata-se de toda uma busca pessoal ao longo de muitos anos, em conjunto com a família, uma HISTÓRIA – ISSO NÃO TEM PREÇO. Essa rodovia poderia ser por exemplo sobre as ruas Boária e Biribá, cortando a serra de Bangu por túnel, ligando a av Brasil, av Santa Cruz, rua da Feira, Taquara, Boiúna, Curicica, etc. Valorizando áreas mais pobres em infraestruturas diversas.
    Aparentemente esse projeto vai destruir o bairro Jd Sulacap e com ele todo um sonho de vida, substituído por ruídos, gases, lixo, assalto, concretos, e uma super desvalorização imobiliária. LAMENTÁVEL.
    Os partidos políticos envolvidos e as diversas autoridades envolvidas terão ao longo prazo uma queda de popularidade e perda de apoio como eles nunca pensariam, afinal centenas de pessoas neste bairro são multiplicadores e formadores de opinião. Sr Prefeito escolha outro lugar, por favor. AGUARDO.

    • Genilson disse:

      Acredito que os políticos estão mais preocupados em super faturar mais uma obra pública, onde quer que ela seja. As grandes construtoras já devem estar de olho no projeto e até ajudariam a indenizar. Mas é como o Sr falou são várias HISTÓRIAS e elas realmente não tem preço. Vamos aguardar!!!

      • MAGDA disse:

        EU QUERO QUE SEJA CONSTRUIDA A TRANS…PREFEITO PARABENS NAO DESISTA NAO…

    • MAGDA disse:

      AMANHA VC VAI AGRADECER POR TER SAIDA DAI

    • MAGDA disse:

      VC FALA ISSO PQ NAO MORA PERTO DE FAVELA AQUI ONDE MORO Q TB VAI SER DESTRUIDO,VEM MORAR AKI,P VC VER COMO É RUIM…500 MIL VC MORA EM QUALQUER LUGAR CHIQUE É SO PROCURAR COM SUA FAMILIA,MORE EM BOTAFOGO,FLAMENGO,TEM CADA CONDOMINIO MAGNIFICO E PERTO DE TUDO…VC VAI SER MUITO FELIZ POR SAIR DAI,E MEU AMIGO PROGRESSO É PROGRESSO,NAO ADIANTA NADAR CONTRA A CORRENTESA.

    • PEDRO disse:

      A AMIORIA QUE O PROGRESSO, E VC QUE EMBARRERAR A OBRA, POXA, PEGUE SUA INDENIZAÇÃO E COMPRA OUTRO IMÓVEL.

    • Vasconcellos disse:

      Antonio, se você colocar na ponta do lápis a quantidade de desapropriações que teriam que ser feitas utilizando a transolímpica pelas ruas Boária e Biribá, cortando a serra de Bangu por túnel, ligando a av Brasil, av Santa Cruz, rua da Feira //

      1º DESAPROPRIAÇÕES: podes multiplicar por 30 em relação a sulacap.
      2º INVIABILIDADE: Parque da Pedra Branca é área de preservação ambiental – estão fazendo replantio de árvores em todo o morro – até colonos estão deixando o local assim como a criação de gado e cavalos não será permitida – essa é uma compensação da Petrobrás devido a exploração da camada pre-sal // segue o link do: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=440583

      3º MAIOR TÚNEL DO RIO DE JANEIRO: Já imaginou o tamanho do túnel?
      São três morros e aonde poderia sair, seria no Camorim Jacarepaguá.

      4º AQUEDUTO LAMEIRÃO: Existe a adutura do LAMEIRÃO que passaria em cima do túnel, qualquer problema seria uma fatalidade, já que o morro é muito enxarcado.

      Sabemos que ninguém quer deixar seu lar, devido as lembranças, felicidades, tristeza e histórias, mas algumas coisas são inevitáveis para o progresso, infelizmente!

  35. Genilson disse:

    Sou morador da Avenida Carlos Pontes e concordo com todas as opiniões aqui postadas, mas não há até o momento qualquer manifestação oficial dos poderes públicos sobre o assunto. Tais desapropriações deverão ser muito bem discutidas com todos os envolvidos. Ouvi alguns vizinhos e todos desejam permanecer na Sulacap, onde não há muitos terrenos disponíveis para venda e as casas tem valor muito alto. Nós moradores devemos, se for realmente o caso, receber indenizações que possibilitem a manutenção da qualidade de vida que temos no nosso bairro, e ainda serem niveladas por cima para todos. Não aceitarei receber menos que o proprietário que receber o maior valor.

    • Antonio Loureiro disse:

      APOIO. O SR. TEM PLENA RAZÃO.

    • Felipe disse:

      ex: vc tem uma casa valor 200.000, vc quer receber o mesmo valor da casa de 500.000 ?.. ahhh tu é malandro hein.. mora num barraco e quer morar em um palacio !…

      • João disse:

        Os imóveis serão avaliados conforme o valor de mercado. O valor deve ser justo. Barraco ou Palácio, todos devem ser avaliados com justiça.

      • Genilson disse:

        Esta é a minha opinião e o Sr deve ter a sua. Espero com toda sinceridade que palácios como o que o Sr com certeza deve ser proprietário, não sejam avaliados como barracos. Ficarei bastante satisfeito com uma avaliação justa pelo “MEU” barraco.

    • MAGDA disse:

      COM CERTEZA VC SERA BEM INDENIZADA…E AI JA PENSOU MORAR NUM LUGAR PERTINHO DE TUDO SEM SE PREOCUPAR Q QUANDO ENVELHECER TERA UM HOSPITAL PERTINHO DE SUA CASA,PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES …PENSE NISSO.

      • Diogo disse:

        E a necessidade das historias dessas famílias que construíram o que tem com muito esforço??
        A sim a necessidade de uma futilidade (shopping ) é maior né???
        Queria ver se fosse a SUA CASA minha querida!
        Ter tdo que voce construiu destruido por um simples luxo
        Voce ve a avenida Brasil?? Era um super projeto e olha hoje como ela esta. Largada tdo podre cheio de buracos e passarelas estragas sem segurança nenhuma e sem contar que voce conhece o brasil isso tudo nao é para o bem de todos e sim para causar uma “BOA” impressão para quem vem de fora para os jogos!
        Pense nisso…. seja mais humana e menos FÚTIL

  36. Justiça determina que Município paralise derrubada de casas no Recreio Notícia publicada em 13/04/2011 20:30

    O juiz Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos, em exercício na 13ª Vara de Fazenda Pública do Rio, concedeu liminar para paralisar a derrubada, pelo Município do Rio, de cerca de 20 casas localizadas na comunidade Recreio II, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, e determinar imediata perícia para saber o valor das benfeitorias. De acordo com os autos, os pertences dos moradores que tiveram as casas postas abaixo foram removidos em caminhões de lixo. Na área será construída a TransOeste, de suma importância para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil.

    Segundo a decisão, o ponto controvertido consiste no direito ou não dos moradores desta localidade de receberem indenização prévia e em dinheiro pela demolição das casas. “Para não se perder o direito, antes da demolição das casas, é necessária a realização de perícia para avaliar o real valor dos imóveis”, disse o magistrado.

    No entendimento do juiz Ricardo Starling, em função da necessidade de celeridade não se pode desrespeitar garantias fundamentais. O juízo nomeou uma perita, que já está com os autos, para confeccionar um laudo que deverá ser concluído, impreterivelmente, em cinco dias.

    A ação foi proposta pelo Núcleo de Terra do Ministério Público e pela Associação dos Moradores do Recreio II.

    Processo Nº 0416182-42.20108190001

  37. Wagner Lemos disse:

    Moro a 29 anos e 9 meses na Vila Carolina, minha avó a 40 anos, e agora vem a prefeitura em alguns meses destriuir nossas histórias. Nossas lembranças virarão poeiras. Simplesmente ridículo, tendo um terreno a alguns metros ao lado sem nada, apenas um projeto de shopping.

    • ALEX disse:

      concordo plenamente com meu vizinho que mora ao lado de minha casa, onde vou também encontrar um lugar onde minhas filhas podem brincar sem preocupção com segurança um lugar que hoje em dia é muito difícil de encontrar a não ser que vc pague muito caro vamos lutar com todas as nossas forças para que seja preservado a nossa querida VILA CAROLINA.
      UM ABRAÇO A TODOS

  38. WALLACE disse:

    temos uma igreja na rua carlos pontes, gastamos cerca de 350,000,00 sera que seremos indenizados a nivel em que gastamos???

    • PEDRO disse:

      DEUS ESTA EM TODO LUGAR, NÃO PRECISA DE CONTRUÇÃO.

      • Adriana Vieira disse:

        Ignorante. Se tiver ganhando dinheiro, para ficar postando em vão, até entendo, mas se estiver fazendo de graça. Não quero ofender o animal. Adriana.

  39. Moro na Vila Carolina, em Sulacap, e acho inaceitável que sejam desapropriados centenas de moradores, tendo um terreno sem nenhuma construção ao lado. Nossas casas não foram feitas apenas de tijolos para serem descartadas de maneira tão vil.

  40. […] amigo e colaborador Fernando Ribeiro estava navegando na internet quando achou o seguinte blog, Objetiva em Foco, onde eles falam sobre desapropriação na região da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 117 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: